mmmm

segunda-feira, 8 de abril de 2013

HISTORINHO - O LIVRINHO PERDIDO ( Atividade para a semana do dia do Livro)

Contar histórias para as crianças é uma forma lúdica de ensinar e incentivar a criatividade das mesmas. Criança que ouve histórias com frequência tem maior facilidade na  produção de textos, expressão de idéias e fatos ocorridos, além apresentar melhor domínio da língua falada e escrita.
Mas é preciso que a professora goste de contar. É necessário que as crianças percebam a expressão facial e corporal para que se envolvam na história.
O interessante também, quando a história é lida, pode-se fazê-la com pausa protocolada. Deixar que as crianças imaginem o que virá a seguir, permitir que elas façam colocações, inferências... Tudo isso é muito divertido quando é realizado com planejamento e combinações prévias.



Além de proporcionar momentos de sonhos e imaginação, podemos aproveitar o momento do reconto para um texto coletivo. 
Primeiramente anota-se no quadro. No dia seguinte todos os alunos deverão ter este texto em seus respectivos cadernos para o trabalho com o mesmo. 
Como é de grande importância que tenham expostos em sala de aula, os textos trabalhados , podemos fazer isso juntamente com as crianças. Distribui-se as palavras entre toda a turma e após esse momento,  pedir que as  organizem no cartaz previamente exposto para tal  trabalho.
Neste momento trabalhamos o título, segmentação, organização,  paragrafação,  leitura , entre tantas outras coisas como atenção, concentração e até cooperação.








Deixar que todos  ilustrem o cartaz,



2 comentários:

  1. Obrigada, Lúcia! Sua visita me motiva e me deixa muito feliz!
    Seja sempre bem vinda!
    Abraços!

    ResponderExcluir

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!