mmmm

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ABAYOMI - TRABALHANDO CONSCIÊNCIA NEGRA - 4º ANO / 5º ANO

Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 e saiba das atualizações do blog.


Abayomi


Boneca Abayomi que surgiu no movimento de mulheres negras do Maranhão, tendo sido criada por Lena Martins que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização e elevação da autoestima.
     A palavra abayomi tem origem incerta, em iorubá, significa aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).
     A palavra abayomi é de origem ioruba e pode ser também traduzida como “meu presente” ou “aquela que traz minhas qualidades”. O nome é muito usado na África do Sul.
     As bonecas Abayomis são negras feitas com sobras de tecido que são amarrados resgatando a forma mais singela do fazer artesanal, sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas
      Através das Bonecas Abayomis busca-se o fortalecimento e o reconhecimento da identidade afro-brasileira, além disto permite à criança ou adolescente construir o seu próprio objeto estímulando a fantasia.
      Cada boneca "nasce" envolvida numa história e sentimentos, caracterizando-se em padrões estabelecidos por princípios Abayomi na cor e na forma; na sugestão de movimentos e gestos, que a individualiza. Utilizando retalhos e o mínimo de ferramentas em seu processo construtivo, as artesãs aproximam os meios de produção: matéria-prima, processo e produto final.

        A partir da discussão do papel da mulher negra na sociedade iniciou-se a confecção das bonecas Abayomi.

Este poema pode ser trabalhado com os alunos do 4º  ou 5º ano, após uma pesquisa sobre o tema. 
E este é o momento propício para que isto aconteça.

Desenhos ilustrativos: Google Imagens

Um comentário:

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!