mmmm

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DO ALFABETO DE PAREDE - 1º ANO/ 2º ANO

Curta a página https://www.facebook.com/pages/Alfabetizar-com-AMOR/161036797393955 e saiba das atualizações do blog.

Conhecer o alfabeto

A importância da aprendizagem do alfabeto na fase inicial da alfabetização está sobretudo, na necessidade de o aluno identificar e saber os nomes das letras. Além disso, um conhecimento básico a ser trabalhado nesse momento é a regra geral de  que o nome de cada letra tem relação com pelo menos um dos "sons" da fala que ela pode representar na escrita.

Consequentemente, o domínio dos nomes das letras pode auxiliar na leitura e na compreensão da grafia das palavras. 
Portanto, é fundamental que o aluno compreenda que as letras são unidades estáveis do alfabeto que representam na escrita os "sons" vocálicos ou consonantais constitutivos das palavras que falamos.

Isto significa que o professor deve apresentar aos alunos o alfabeto e promover situações que lhes possibilitem a descoberta de que se trata de um conjunto estável de símbolos - as letras - cujo nome foi criado para identificar um dos fonemas que cada uma delas pode representar na escrita. 

É bom que o estudo do alfabeto se faça com a apresentação de todas as 26 letras, preferencialmente seguindo a ordem alfabética. Isso permite uma visão do conjunto, que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão da cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

É importante que todas as letras estejam visíveis na sala de aula, para que os alunos, sempre que for necessário, tenham um modelo para consultar.

Fonte: Coleção Instrumentos da Alfabetização - volume 2 - página 44.
            Ceale - Centro de Alfabetização, leitura e escrita - FaE/ UFMG






























 Desenhos ilustrativos: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta publicação? Deixe um comentário e volte sempre!
Abraços!